Para podemos entender como se deu a evolução dos meios de comunicação de massa e o que é a idéia dos efeitos diretos, precisamos inicialmente, esclarecer alguns conceitos que geralmente são compreendidos de forma equivocada.
O que é comunicação?
O que são efeitos?
O que pode ser chamado de meios de comunicação de massa?
A Comunicação é um processo de interação entre pessoas através de trocas simbólicas mediadas por suportes denominados meios de comunicação. Este processo é algo dinâmico, ele sofre variações dependendo do ambiente, dos costumes, da cultura e inclusive da linguagem.
O efeito é a consequência do processo de comunicação. Depende do tempo em que o receptor ficou exposto á informação, de como a mensagem é exposta e diversos outros fatores.
Os meios de Comunicação de Massa são os suportes pelo qual o processo comunicativo ocorre. São os suportes responsáveis por difundir a comunicação em larga escala.
EX: Televisão, Jornal, Rádio e Internet.
Vejamos como se deu a evolução dos meios de Comunicação de Massa.
A Televisão surgiu aproximadamente em 1925 mas, somente se tornou popular, ou seja, se tornou um meio de comunicação de massa, algumas déc. após a segunda Guerra Mundial, principalmente por ter se tornado acessível economicamente.
O desenvolvimento da tecnologia nos anos 50 e 60 fez com que a Televisão evoluisse de preto e branco para colorida, de telas pequenas para telas maiores.
Assim como a TV o Jornal foi se adaptanto conforme a tecnologia foi se desenvolvendo, mesmo tendo sido o primeiro meio de comunicação de massa criado pelo homem. A qualidade da impressão do Jornal aumenta assim como sua quantidade através da melhoria das técnicas de impressão.
O jornal passa a ser consumido em diversos formatos no decorrer dos anos. EX: Jornais impressos, Jornais televisivos,Jornais de rádio e também on-line.
O rádio desde seu nascimento possuiu grande alcance. Contudo, foi no séc XIX que conquistou o auge de audiência de massas.
A Internet se desenvolveu gradativamente desde seu nascimento nos anos 70. Mas nos últimos anos sua tecnologia vem sendo aprimorada rapidamente.
Levando em conta nossa análise da evolução dos meios de Comunicação de Massas citado acima, podemos concluir que tanto a TV quanto o rádio tiveram o seu auge de audiência no período pós- 2ªguerra.
A Teoria Hipodérmica se constroi neste período, ela foi como uma primeira reação de estudiosos ás novidades que eram os meios de comunicação de massa.
A Teoria hipodérmica defende que o indivíduo é visto como um sujeito atomizado, que faz parte de um todo homogêneo, faz parte da massa e é facilmente manipulável. A idéia de efeitos diretos está incluída nesta Teoria quando ela defende que o indivíduo é facilmente manipulável pelos meios de comunicação de massa.
Esta Teoria utiliza a idéia de efeitos diretos, pois afirma que os meios de comunicação de massa vão atingir diretamente o receptor e este será facilmente manipulado. Portanto,o efeito direto é o efeito da mídia influenciando diretamente o receptor.
Contudo, novos estudos salientam que a Comunicação de Massa não pode manipular a população se a população é constituída por diversas pessoas com interesses, histórias e cultura divergentes. O indivíduo busca informações de acordo com suas escolhas e interesses, buscando ter uma resposta, através da exposição seletiva. Sendo assim, a concepção de comunicação de massa segmenta a população através do que é de interesse comum entre grupos de pessoas gerando a interação, discussão e assimilação das mensagens que vem da mídia, tendo também um seguimento secundário, formado pelos líderes de opinião.
Este fato aponta que a manipulação tratada anteriormente na Teoria Hipodedérmica é abandonada, e a partir daí a ideia de influência/persuasão esta presente nestes novos estudos que apotam que a comunicação passa a acompanhar os aspectos sociais, culturais e psicológicos.