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segunda-feira, 6 de junho de 2011

Paul Felix Lazarfeld



Biografia

Nascido em 1901, em Viena, Larzarfeld foi um dos mais influentes cientistas pesquisador do seu tempo.
 Paul Lazarfeld teve sua formação acadêmica na Universidade de Viena, onde concluiu em 1925 sua pós-graduação em Matemática aplicada. No ano de 1933 se mudou para os EUA, e se tornou diretor do gabinete de pesquisa Radiofônica na Universidade  de Princeton após receber uma verba da fundação Rockfeller para sua pesquisa sobre Sociologia e Psicologia associada à comunicação.
Em 1940, o pesquisador transferiu seu projeto para a Universidade de Columbia, tendo a nomeação do seu gabinete de “ Bureau of Applied Social Research”. Lazarfeld foi docente do departamento de sociologia da mesma instituição até 1970. Foi precursor de uma corrente de estudos da comunicação iniciada em 1940, na Escola de Columbia e na Universidade de Columbia.  Entre 1946 e 1953, Paul Lazarveld se integrou o grupo reunido sob o nome de Macy conferences, assim contribuindo na consolidação da Teoria cibernética junto de diversos cientistas renomados, entre eles: Claude Shannon, Margaret Mead, Gregory Baterson, Norbert Wiener.
Durante sua vida, Paul Felix Lazarsfeld produziu diversos livros sobre suas pesquisas,
Seus livros de maior destaque foram” The People’s Choice”- 1944 ( considerado o melhor) “Radio Listening in America” – 1948 e “Voting” – 1954”.
Paul Felix Lazarfeld Faleceu em 1976.


Principais idéias 

Paul Felix Lazarsfeld teve grandes contribuições metodológicas e científicas na área dos estudos de opinião pública, marketing político e mídia de massa. Uma das suas principais idéias foi baseada nos seus estudos sobre comunicação de massa na qual o cientifico explorou e analisou como a comunicação de massa é capaz de influenciar o eleitor na decisão do voto. Ao formular a idéia de que a comunicação de massa atua em um modelo de dois “níveis”, Lazarsfeld foi causador de um novo paradigma. De acordo com tal concepção, o fluxo de informações transmitido pelos meios de comunicação de massa não atinge o público amplo de maneira direta, mas através de “formadores de opinião”, ou seja, pessoas que se tornam referência para os demais graças a sua individual, sabedoria em determinado assunto e que transmitem ao público as informações veiculadas pelos meios de massa.



Obras do autor

A sua obra, extensa e variada, percorre disciplinas tais como a Sociologia, a Psicologia Social, a Ciência Política, as Ciências da Comunicação e a Metodologia das Ciências Sociais, deixando um legado incontornável ao nível dos estudos do marketing, da publicidade, da propaganda, da opinião pública (The people's choice, 1944; The language of politics, 1944; Personnal influence, 1955), das atitudes (Latent structure analysis, 1950) e da metodologia das Ciências Sociais, designadamente no que se refere à análise de conteúdo (The analysis of communication content, 1948), à análise de dados (Mathematical thinking in the social science, 1954) e à conceptualização (The language of social research, 1955; The uses of sociology, 1967; Philosophie des sciences sociales, 1970).

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