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segunda-feira, 6 de junho de 2011


Carl Hovland

  Biografia

  Hovland nasceu em Chicago, Estados Unidos, em 1912. Estudou matemática, ciências e psicologia na Universidade Northwestern, fez doutorado na Universidade de Yale, sob a direção de Clark. L.  Hull. Hovland começou a lecionar em 1940 na Universidade de Yale, onde permaneceu até sua morte prematura em 1961 aos 48 anos e hoje é considerado um dos quatro fundadores dos estudos de comunicação,  com Lasswell,  Lazarsfeld e Lewin
  Após a Segunda Guerra Mundial,  com apenas 33 anos,  ele foi nomeado diretor do Laboratório de Psicologia, onde ele continuou e desenvolver suas principais linhas de pesquisa sobre comunicação e comportamento.
  De volta a Yale, com o apoio da Fundação Rockfeller, desenvolveu um ambicioso programa sobre "Comunicação e mudança de atitude." No final dos anos 50, coordenou a criação do Centro de Pesquisa Comportamental.

Principais idéias

  Hovland tentou compreender ainda os efeitos persuasivos da informação não tanto como propaganda. Este trabalho teve como objetivo desvendar como esse processo pode mudar a mente e o comportamento dos indivíduos.
  Na última década de sua vida Hovland investigou sobre conceitos verbais e seu julgamento o levou a uma análise intensiva de formação de conceitos. Mais uma vez ele teve um papel pioneiro no desenvolvimento de um novo campo de pesquisa - simulação computacional de processos de pensamento humano.

 

Obras do autor 

 Entre outros livros,  escreveu:

  •        Experiências em Comunicação de Massa (1949),
  •        Lumsdaine Arthur,  Fred e Sheffield, Comunicação e Persuasão (1953),
  •        Efeitos dos meios de Comunicação de Massa (1954).

 

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